quarta-feira, 16 de maio de 2018

Foragido da Cadeia de Viçosa do Ceará é recapturado em Santa Quitéria

| Com alto preço do botijão, 23,4% dos lares cearenses usam carvão para cozinhar.

QUEIMADURAS em acidentes com álcool
tendem a ser de 2º e 3º graus“Pelo amor de Deus, procure comprar um gás. Viver isso aqui é triste”. A frase de Antônio Carlos Barbosa, 37, morador de Pentecoste, foi dita em uma enfermaria do Centro de Queimados do Instituto Dr.José Frota (IJF). Driblando a falta de dinheiro para comprar fogão e botijão de gás, ele cozinhava em uma latinha e fazia fogo usando álcool. Durante dois anos, nunca achou que algo errado poderia acontecer. Hoje está com 20% do corpo queimado. Nas estatísticas do IJF, Antônio está na categoria de exposição a combustão de substância muito inflamável. Dos 3.647 atendidos pelo Centro de Queimados em 2017, 36 sofreram acidentes semelhantes. 

“A maior parte dos acidentes acontece quando o fogo está apagando e a pessoa vai alimentar o fogareiro com álcool. No lugar de colocar uma pequena porção, alimenta com a própria garrafa de álcool. A chama do álcool é transparente, as pessoas têm a impressão que já apagou, mas o fogo entra na garrafa e então há explosão”, descreve o médico João Neto.  
Na maioria dos casos, as queimaduras decorrentes desses acidentes são de 2º e 3º graus. Isso porque é fácil que haja uma explosão, o que potencializa as lesões. Resultado do processo que se chama combustão, quando o oxigênio que está no ar entra em contato com o fogo e o combustível inflamável. “A queimadura com álcool hoje é de 2º grau e amanhã é de 3º grau, porque continua queimando no corpo. É energia cinética, e como a pele está muito quente, continua a queimar”, explica o especialista.  
João Neto faz questão de alertar também para os perigos dos botijões de gás. Ano passado, foram 32 atendimentos no IJF por explosão ou ruptura de cilindro de gás. A atenção deve estar direcionada à validade e qualidade da mangueira e às válvulas do botijão.  
“Para se ter ideia, tem gente que pega um fósforo, acende e testa perto do botijão para saber se está fugindo gás. Tem que testar com sabão e, se fizer bolha, é porque está saindo gás”. 
Fonte: O Povo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário